segunda-feira, 27 de junho de 2016

E Sócrates estava certo... (Socrates was right...)

Barba non facit philosophum

A barba não faz o filósofo.

(Beard does not make a philosopher)

     "Devem estar intrigados como um recém-nascido pode conversar sobre assuntos tão complexos. Eis o motivo: Sócrates estava certo. 
   O ateniense afirmava que toda a sabedoria e conhecimento estão ocultos, esquecidos, em nosso interior. Aprender, portanto, seria apenas relembrar o que já sabemos. 
     E eu completo. Ao nascermos, dispomos de acesso todo esse conhecimento, porém vamos esquecendo rapidamente e, ao longo da vida, teremos que aprender tudo novamente.
     Sei que vocês não acreditam em minhas palavras, assim como eu também não acreditarei quando as ler daqui a alguns anos, pois também terei esquecido de que já partilhei de toda a sabedoria e conhecimento. Pensarei, como vocês, que se tratava apenas de uma brincadeira de meu papai...”

Sócrates desenvolveu o método dialético de ensino conhecido como maiêutica inspirado no ato da parteira – profissão de sua mãe , que ajuda a trazer uma vida á luz. Assim ele via também o conhecimento (e a sabedoria) como algo que é parido.
Não temos mais Sócrates para nos ajudar a dar a luz ao conhecimento, mas felizmente inventaram a internet e o Google...      #enzodoidopragooglar

6 comentários:

  1. Meu filhinho gênio. Mamãe tá apaixonada por esse bebê.

    ResponderExcluir
  2. Ei, Enzo. Estou adorando seu blog. Seu pai é muito criativo e o tempo que ele dispõe dá para brincar com as palavras e pensar diversas brincadeira para você. Você chegou numa fase de vida dele que ele irá curtir muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia, falando assim, parece que meu papai é um desocupado...kkk

      Excluir
  3. Grandes argumentações solfísticas! Parabéns!!! kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns dizem que os Sofistas eram maus, mas creio que contribuiram para o embate de ideias e progresso da arte da dialética...

      Excluir
  4. Esse menino vai ter fera em xadre.. .com um pai desse...

    ResponderExcluir