sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Carnaval (Carnival)

Semel in anno licet insanire

Uma vez ao ano é permitido perder o juízo

(Once a year you get to go wild)


"Uma vez ao ano é permitido perder o juízo - conceito expresso por autores como Sêneca, Santo Agostinho e Horácio e que se tornou provérbio na Idade Média. Refere-se ao rito carnavalesco e a permissão para transgredir as regras religiosas e sociais durante o período das celebrações. 

A origem do Carnaval remonta à antiguidade. Na Grécia eram as festas ao deus Dionísio (ou Baco) que caracterizavam o carnaval pagão. A Igreja Católica adotou oficialmente o carnaval na idade média com o intuito de permitir diversão extrema antes dos sacrifícios exigidos na Quaresma (jejum e orações).

A data do Carnaval não é fixa, depende de fatores astronômicos. A quarta feira de cinzas, início da Quaresma, ocorre 40 dias antes do Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa. 
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo, isto é, a Pascoa, teria ocorrido no primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio da primavera (quando dia e noite têm a mesma duração, dia 21 de março no hemisfério norte).
O ciclo lunar é de 29,5 dias, o que permite uma variação da data da Terça-feira de Carnaval de 3 de fevereiro a 9 de março, embora a ocorrência nestes extremos seja raro.
Fantasiado de palhacinho na Creche:

Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

5 comentários:

  1. Esse papai é um gênio. E esse pirata e muito gato. Te amo.

    ResponderExcluir
  2. Esse blog é pura cultura. Não imaginava que o Carnaval era tão antigo.
    Já brinquei muito nos Carnavais no Rio de Janeiro, nos últimos anos acabo ficando aqui em Belo Horizonte, em um sítio, curtindo amigos e familiares. Sendo assim esse será o seu primeiro Carnaval , Enzo, aqui com a madrinha.
    Estaremos lhe aguardando amanhã. BJS, e boa viagem....

    ResponderExcluir