quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Luz (Light)

Fiat lux

Faça-se a luz

(Let light be made)


" FAÇA-SE A LUZ  - palavras pelas quais, segundo a Bíblia, em Gênesis, 1, 3, deus criou a luz a partir do nada:
Dixitque Deus fiat lux et facta est lux
E Deus disse Faça-se a luz: e a luz se fez

A citação é uma metáfora bastante conhecida e representa a origem do novo, mas também utilizada como dissipar a ignorância
A citação é utilizada como lema de dezenas de instituições de ensino em vários países e referenciada frequentemente na literatura universal.

Para o meu papai, o termo remonta aos tempos de criança: eram palavras impressas como marca em caixas de fósforo, um nome num código estranho. Passaram-se muitos anos até que o tio Iracildes esclareceu o enigma informando a origem bíblica do termo em latim e, assim, dissipando sua ignorância. 😉

Outra referência do papai com o fiat lux é o excelente conto de ficção científica A última perguntade  Isaac Asimov, escrito em 1956. O papai tentou resumir ao máximo o conto para que a leitura não se tornasse maçante, vale a pena conferir pelo final (após o conto, há uma explicação para os mais distraídos):

O conto oferece uma explicação para o Fiat Lux bíblico e para a criação do Universo: um avançado computador evolui ao ponto de descobrir como criar Tudo a partir do Nada que restou de um Universo agonizante. Apenas ficção... Ou não?"
Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

2 comentários: