terça-feira, 28 de março de 2017

Gosto pela escrita (Zeal for writing)

Crescit scribendo scribendi studium

O gosto pela escrita cresce à medida que se escreve

(English: A zeal for writing grows by writing)


"O gosto pela escrita cresce à medida que se escreve - frase do teólogo e humanista Erasmo de Roterdã, que viveu no século XV, e chegou a escrever 50 cartas em um único dia, à mão, obviamente...

O meu papai gosta de escrever... 
Ele se pergunta com frequência qual será o futuro da escrita. A variedade de mídias e símbolos disponíveis, tais como emojis (😒😖😋), fotos, infográficos, sons e principalmente vídeos, tomaram conta da comunicação no dia a dia, facilitado pela portabilidade de celulares conectados à internet. 

O papai acredita que em menos de 50 anos poucos dominarão os rudimentos da ortografia e da escrita e mesmo a leitura de textos mais complexos se tornará atividade de intelectuais e pessoas cultas.

Desde setembro de 2016, na Finlândia, os alunos do ensino primário não são mais obrigados a aprender caligrafia (escrita manual) - essa invenção de 3.500 anos agora está evoluindo para novas combinações de analógico e digital.

O tema é controverso. Argumenta-se que a escrita é uma forma de arte que ajuda a desenvolver o raciocínio e que há uma quantidade enorme de belos textos produzidos. Por outro lado, o objetivo básico da escrita é a comunicação, surgindo meios mais eficientes e fáceis de utilizar, por que não abandoná-la?
É possível que a escrita venha a se tornar completamente obsoleta num futuro próximo! 😐"



Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

6 comentários:

  1. Vc vai escrever muito, filho. Assim como o seu papai.

    ResponderExcluir
  2. Lindo esse bb interessado pela escrita!

    ResponderExcluir
  3. Enzo: Que você escreva tão bem quanto seu pai!

    ResponderExcluir
  4. Enzo, se vc puxar o seu papai, vc vai escrever muito!

    ResponderExcluir
  5. Seu pai sempre foi e é amante da escrita, uma caligrafia de tirar o chapéu. Bela e perfeita, com precisão admirável.
    Acredito que a escrita ainda demorara mais de 50 anos para extinguir. Claro que haverá correntes lutando a punho para manter viva e brilhante. Mas sabemos que o progresso e a velocidade que o mundo tecnológico caminha. Fica difícil imaginarmos nosso futuro ou seja o futuro da humanidade.
    Parabéns Helder por essa exemplar colocação sobre a escrita.
    Beijos. Querido Enzo

    ResponderExcluir