terça-feira, 6 de junho de 2017

O solitário (The lonely one)

Vae soli

Ai do solitário!

(Woe to the one who is alone)


"A citação completa é:
Vae soli, quia cum ceciderit, non habet sublevantem se
Está na Vulgata, a Bíblia em Latim, em Eclesiastes 4.10 e significa:
Ai de quem está sozinho, pois, quando cair, não terá quem o levante.
A citação exalta o valor da amizade e da família, a importância de se pertencer a um grupo e usufruir de sua proteção e segurança.
O tema fez o meu papai recordar uma leitura que fez no terceiro ano Primário na A Mágica do Saber... 
Um pai pediu aos filhos que cada um deles trouxesse um graveto, e mandou que o quebrassem, o que fizeram facilmente. Ordenou que trouxessem outro graveto. Desta vez, o pai amarrou os gravetos formando um feixe e pediu que tentassem quebrar o feixe. Nenhum dos filhos conseguiu.
A leitura era concluída com a lição: sozinhos somos fracos, unidos, invencíveis.

Meu papai gostou da historinha, mas sempre achou que a realidade é mais complexa.
Já a mamãe diz que o papai discorda de tudo, até dele próprio... 😄
O papai acredita que o ser humano vive em grupo apenas por necessidade de sobrevivência, mas que é da natureza do homem forte viver para si. Então o papai modificou assim a citação de hoje:
 Ai daquele que não sabe viver só.

Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

9 comentários:

  1. É Enzo, sua mamãe está certa!!!

    ResponderExcluir
  2. Obg, Ronaldo. RS.... Esse papai não fácil não. Kkkkkk...

    ResponderExcluir
  3. Como sempre seu pai muito criativo.
    E além de tudo tem uma memória incrível. Lembrar de um livro da infância.
    Só em mesmo.
    Parabéns mais uma vez. Querido irmão.

    ResponderExcluir
  4. Como diz a música: "O Solitário não quer solidão!" .
    Estar sozinho não quer dizer que esteja procurando por solidão, é apenas uma escolha, pelo menos entendo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Solitário não sofre necessariamente de solidão.
      Conheço outras pessoas além de mim que se sentem bem em estar consigo mesmo e até dispensam companhia eventualmente.
      Eu sou meu melhor amigo.
      Pai do Enzo.

      Excluir
  5. Boa tarde! Gostei do texto e me chamou a atenção a foto do livro "A Mágica do Saber", por acaso, você tem este livro ou outros de mesmo título, mas de outras séries? Se sim, já faço logo a pergunta: vc poderia transformar em e-book e vender pra quem estivesse interessado...no caso, eu! Já possuo os da 2ª, 4ª e 5ª séries, e estou atrás do da 3ª série, pra completar... Obrigada, desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe-me a demora em responder... Não tenho feito mais postagens no Blog e me distanciei um pouco.
      Quanto ao livro, são lembranças distantes... Eu sou o pai do Enzo, estou com 64 anos e me recordo com carinho de meus primeiros livros didáticos.
      Boa sorte em sua busca.
      Um abraço,
      Helder

      Excluir
  6. Meu comentário acima saiu sem o e-mail, desculpe...é elizagusmao@hotmail.com

    ResponderExcluir