terça-feira, 21 de agosto de 2018

Discórdia

Fratrum concordia rara

O entendimento entre irmãos é raro

 Post 194 
Eu tenho dois irmãos, o Max e o Rafael, mas eles já são adultos e não moram comigo. Então, é como se eu fosse filho único. Aqui em casa não tenho irmãos para brigar por brinquedos ou para disputar algum privilégio. Ah, mas lá na creche ou quando estou com minhas priminhas estamos sempre brigando.

O papai me contou que na casa dele eram dez irmãos e que a confusão era grande - parecia guerra de gangues. Imaginem, apenas uma televisão para atender a tantos interesses diferentes! Ainda bem que os canais eram poucos na época. Os tempos mudaram e lá em casa há mais TVs do que moradores. 😉


A citação completa de hoje é: fratrum concordia rara, discrepatio crebra - o entendimento entre irmãos é raro, a discórdia freqüente. E, obviamente, isso se aplica para além do parentesco, podendo referir-se igualmente à disputas entre membros de um mesmo grupo social, entre compatriotas, ou mesmo soldados em campo de batalha, como em casos de fogo amigo.

 A seguir, o resumo de uma explicação da tia Laura Gibbs sobre o tema:
  
"A palavra latina con-cordia significa corações-juntos. O coração, cor, não era apenas a moradia do sentimento e emoção, como é para nós, mas também era o lugar onde habitava a inteligência e o pensamento. Então, quando havia concórdia em latim, significava que as mentes das pessoas estavam operando em sintonia, que compartilhavam os mesmos pensamentos e intenções, os mesmos corações."

Audio Latin Proverbs, Laura Gibs. Disponível em: 
<http://audiolatinproverbs.blogspot.com/2007/06/fratrum-concordia-rara.html>. Acesso em 12 de Agosto de 2018.

O provérbio de hoje lido em voz alta pela própria Laura Gibbs.
 
Clique no botão vermelho para ouvir.

Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

2 comentários:

  1. A união entre irmãos é fundamental para nossa vida tida...

    ResponderExcluir
  2. Nossa família é muito grande, mas temos e tivemos muitos momentos de alegrias.
    Nem sempre foi como seu pai falou.

    ResponderExcluir