terça-feira, 18 de setembro de 2018

A segurança do Lar

Domi manere tutum

Ficar em casa é seguro

 Post 198 
Atualmente, está muito perigoso trafegar pelas ruas da cidade. A mamãe viaja sempre no banco de trás do carro, ao meu lado, para que ela possa me retirar rapidamente do carro no caso de acidente ou assalto.
O papai evita sair de casa à  noite , pois os riscos são ainda maiores… Ficar em casa é seguro  domi manere tutum. Nossa casinha é nosso refúgio, aquele lugar aconchegante e onde a gente se sente protegido.

Contudo, não podemos permitir que nosso refúgio se torne uma prisão ou mosteiro a nos isolar do mundo. Nos fins de semana o papai me leva para passear na segurança de um parque ou um shopping center onde encontro meus amiguinhos da creche. Estou crescendo e preciso me socializar... 👶
Nossa casinha nos dá uma sensação de segurança e aconchego.
Uma casa é um espaço delimitado, destinado à moradia, à habitação. É o que as crianças desenham, é o que os outdoors anunciam – casa é um objeto.
Um lar é muito mais do que uma casa. Um lar é uma casa humanizada, particularizada, cheia de significado e história. 

O papai se recorda de que quando criança a família mudava constantemente de casa, mas o lar permanecia praticamente o mesmo.

Num post anterior vimos o termo domus empregado como casa. Mas o latim é uma língua que apresenta declinações (as palavras variam de acordo com sua função sintática). Domi é a forma locativa (local onde ocorre a ação): domi significa em casa.
Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

2 comentários:

  1. Que seu lar seja sempre Seguro e amoroso.
    Saberemos te protegir.
    Nessa época de eleição os políticos prometem cuidar e melhorar a segurança da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Nosso lar é muito importante.. devemos proteger e cuidado com amor e carinho...

    ResponderExcluir