quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Leitura (Reading)

Disce legendo

Aprenda lendo


(Learn by reading)

"Vovô Isaías lia as aventuras da turma do Sítio do Pica-pau Amarelo* para distrair meus tios e o papai quando a TV estava quebrada e não havia dinheiro para o conserto.
Os primeiros amigos de meu papai foram os livros, com os quais fez muitas viagens emocionantes e que continuam fieis até hoje.
Soube que a leitura desenvolve a criatividade, a imaginação e fornece cultura e conhecimento. Além de formar valores morais, a leitura possibilita entender o mundo e a nós mesmos. Também ajuda a criar familiaridade com a escrita, fixando a grafia correta das palavras.
Acreditem se quiser, nos Estados Unidos, a National Children's Reading Foundation garante que, para crianças de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda. COMECEM LOGO A LER PARA MIM! Se isso for verdade, poderei me tornar um milionário."
* Aventuras do alemão Hans Staden que naufragou na costa brasileira no século XVI adaptadas por Monteiro Lobato em 1929.
Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Tudo passa (All things pass)

Optima citissime pereunt

O que é bom dura pouco


(The best things pass away the most quickly)

"O que é bom dura pouco... Estou crescendo e passando rápido de fases como em um videogame, embora não saiba ainda o que é isso.
São momentos que não retornarão e deixarão saudade a meus pais e tios. Mas o tempo corre para frente (pelo menos enquanto não inventarem a Máquina do Tempo) e cada etapa da vida tem seu charme.
O papai se diverte escrevendo esses posts, mas isso também vai passar e o Blog também chegará ao seu fim - até o momento, 30/08/2016, foram 55 posts. A partir de agora, teremos posts apenas nas segundas, quartas e sextas feiras, exceto nos feriados."
P.S. - No início de 2017 a frequência de posts passou para semanal e em 30/08/2017 estávamos com 140 posts publicados.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Destemido (Fearless)

Nil timeo

Não temo nada

(I fear nothing)

"De pistola phaser em punho e uniforme da Frota Estrelar estou preparado para encarar os desafios do Universo ao lado de meu amigo Spock.
Não temer nada foi o lema que permitiu ao Homem deixar as cavernas em sua Jornada rumo às Estrelas. Um dia cruzou mares em meio a terríveis tempestades e se espalhou pelos cinco continentes. E ainda chegará a outros Sois - audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve!
O papai e a mamãe adoram as aventuras da turma da Enterprise, principalmente o Spock com sua lógica e o Kirk com sua audácia."
Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

A vida segue (Life goes on)

Cito pede labitur aetas

A vida passa a passo ligeiro

(Life slips by on rapid feet)

"Mêsversário – a mamãe adora. Meu papai nem sabia que isso existia e acha exagero, mas está se acostumando. Meu papai contou que quando ele era criança, seus pais não comemoravam aniversário de nenhum dos dez filhos, apenas do menino Jesus que nem da família era. Papai achava estranho, mas gostava porque a festa era boa e apareciam alguns parentes, menos o aniversariante que mandava um bonequinho para representá-lo no Presépio e que o vovô colocava sem que ninguém percebesse.
Na semana passada comemoramos meu terceiro mêsversário no sítio da dinda.  A citação de hoje é do romano Ovídio, o tempo passa a passo ligeiro, que enfatiza a rapidez com que as etapas de nossa vida se sucedem: hoje sou um bebezinho, logo logo serei homem feito e um pouco mais adiante um ancião. Vamos curtir cada etapa intensamente e com sabedoria."
Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

O Rei (The King)

Omnis est rex in domo sua

Cada homem é rei em sua própria casa

(Each man is king in his own home)

"A foto que ilustra o provérbio de hoje também é resultado da recente visita ao sítio da tia Tetê, minha dinda. O castelo faz parte do parquinho da Queijaria Santa Maria em Lafaiete-MG que, acreditem, vende pasteis a UM real. Ah, mas só tem de queijo e goiabada... A mamãe prefere de frango; para o papai, sendo de um real, qualquer um serve!
Na Bíblia, em Samuel 7,2, há uma referência ao Rei Davi como rex in domo sua. Davi era rei de Jerusalém, mas cada homem, da mesma forma, é rei em sua própria casa, por mais modesta que seja."
Quem gostou do Post, pode Compartilhar no Facebook!

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Sempre observados (Always observed)

Campus habet oculos, silva aures

O campo possui olhos, a selva ouvidos

(The field has eyes, the forest ears)

"Mais um momento de minha recente visita ao sítio da Dinda: explorei a mata ao redor das casas. Há muitas árvores de diversos portes e até mesmo um pequeno córrego. Assim como meu papai, adoro o sítio!
O campo possui olhos, a floresta ouvidos. O que entendi dessa citação? Trata-se de um duplo alerta: num lugar aberto, como no campo ou nas ruas, somos facilmente vistos; já em um ambiente fechado, podemos nos ocultar da visão, mas seremos facilmente ouvidos. Portanto, cuidado com o que se faz ou diz.
P.S.: O tio Temer parece que não prestou a devida atenção a esse provérbio quando foi conversar com o Wesley Batista"
😲
Quem gostou do Post, pode Compartilhar no Facebook!

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Para todos (To everyone)

Sol lucet omnibus

O Sol brilha para todos

(The sun shines on everyone)

"Peguei um bronze lá no sítio da dinda em BH. Ainda não me deixaram aproveitar a piscina - dizem que o cloro e a água fria fazem mal a minha saúde. Mas sou paciente, me aguardem...
O Sol não discrimina, brilha para todos! Entendi que o provérbio mostra que oportunidades surgem para todos, cada qual que faça melhor uso delas de acordo com sua competência e esforço pessoal.
A citação apareceu na obra Satyricon, do romano Petronius."
Quem gostou do Post, pode Compartilhar no Facebook!

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Cautela (Caution)

Amat victoria curam

A vitória ama a cautela

(Victory loves the care )

"Meu papai não concorda que o boxe deva ser esporte Olímpico. Socar a cara do adversário não é nada condizente com a cordialidade do espírito olímpico. Já o Judô, ele considera permissível. Diz que o Judô parece mais um balé desengonçado do que luta, além de não machucar os competidores.
Na foto, aplico um Ippon: golpe decisivo com que derrubei meu amigo Coelho, deixando-o com as costas no tatame. O árbitro foi meu amigo o Pequeno príncipe.
A vitória ama a cautela - essa citação é bastante oportuna para o Judô, pois um lutador muito afoito pode sofrer um contragolpe decisivo. Claro, a iniciativa nunca deve ser deixada de lado."
Quem gostou do Post, pode Compartilhar no Facebook!

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Oportunidades (Opportunities)

Occasionem arripe

Aproveite as oportunidades

(English: Seize the opportunity )

"Feriadão no Rio para conclusão dos Jogos Olímpicos 2016 e aproveito a oportunidade para visitar o sítio da dinda.
Amanhã teremos o último Post Olimpico."
Nota: Ontem o Blog ultrapassou a barreira dos 5.000 acessos em menos de três meses de criação.
Quem gostou do Post, pode Compartilhar no Facebook!

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Derrota (Defeat)

Vae victis!

Ai dos vencidos!

(Woe to the vanquished!)

"É difícil aceitar a derrota, principalmente quando a vitória parecia certa.
Meu papai fica muito aborrecido com os reveses no esporte. Pensa até em parar de torcer, mas não consegue. O jeito é aceitar a derrota e trabalhar duro para obter melhores resultados.
No esporte as perdas com as derrotas são principalmente emocionais, já nas guerras o preço é bem mais alto. 
Ai dos vencidos! Segundo o historiador romano Tito Lívio, foram palavras do general gaulês ao cobrar aos romanos o peso em ouro do resgate para libertar Roma".
Quem gostou do Post, pode Compartilhar no Facebook!

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Vitória (Victory)

Veni, vidi, vici

Vim, vi, venci

(I came, I saw, I conquered )

"Meu papai adora jogar tênis. Ele ensinou minha mamãe e meus irmãos Max e Rafael. Certamente nos divertiremos jogando muitas partidas.
Vim, vi e venci. Foi o que o espanhol Rafael Nadal deve ter pensado ao derrotar o brasileiro Thomaz Bellucci nas quartas de final da Rio2016.

A famosa frase é atribuida ao general romano Júlio César em 47 a.C. ao vencer a Batalha de Zela. Serviu tanto para proclamar seu feito, como também alertar aos senadores romanos de seu poder militar.
A citação, em sua forma original ou com diversas modificações, tornou-se um lema utilizado por muitas empresas e organizações e até mesmo em tatuagens. A Apple deu aos participantes de uma conferência, uma camisa com a frase Veni, Vidi, Codi. — Vim, Vi, Codifiquei."
Quem gostou do Post, pode Compartilhar no Facebook!

sábado, 13 de agosto de 2016

Cadenciado (At an even pace)

Passibus aequis :

Num passo cadenciado

(English: At an even pace )

"Meu papai corre Meia-maratona (21Km) e já correu três Maratonas (42Km). Ele participa para se divertir e se exercitar, longe do profissionalismo do Jamaicano Bolt, que deu um passeio na Rio2016.
Em uma corrida é essencial manter o ritmo, um passo cadenciado e constante que evita a fadiga e otimiza os resultados. Válido também para as demais atividades que exercemos: administrando bem o ritmo, planejando, priorizando e estabelecendo controles, nossas conquistas se tornam mais fáceis."
Quem gostou do Post, pode Compartilhar no Facebook!

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Olhos nos olhos (In your eyes)

In oculis animus habitat

Nos olhos habita a alma

(The soul dwells in the eyes! )

"Citação do naturalista romano Plínio, o Velho. Atualmente consideramos os olhos como um espelho onde podemos observar as emoções e pensamentos.
Na antiguidade, para gregos e romanos, o poder do olhar era bem maior: operava nos dois sentidos e tanto para o bem como para o mal. Ficou famoso o olhar da Medusa que transformava as pessoas em estátuas de pedra."
Quem gostou do Post, pode Compartilhar no Facebook!

Momentos de Glória (Moments of Glory)

O quam cito transit gloria mundi! 

Oh, quão rapido passa a glória do mundo!

(Oh how swiftly passes the glory of the world! )

"Sou criança e sonho com grandes conquistas. Mas 'oh, quão rapido passa a glória do mundo' é um lembrete bem apropriado para estes momentos de vitórias olímpicas.
A citação faz parte do texto Imitação de Cristo do monge Tomás de Kempis de 1418 e foi utilizada no ritual da coroação papal até 1563. Um mestre de cerimônias ficava de joelhos diante do papa repetindo três vezes em voz alta estas palavras, que serviam como um lembrete da natureza transitória da vida e das honras terrenas."
Quem gostou do Post, pode Compartilhar no Facebook!

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Planejamento (Planning)

Omnia sapientibus facilia

Tudo é fácil para quem é sábio

(All things are easy for the wise)

"Tudo é fácil para quem é sábio - não pensem que sou arrogante, traduzindo melhor o provérbio de hoje temos: Tudo é fácil de fazer para quem é sábio. O sábio FAZ porque planeja cuidadosamente, se prepara e se antecipa as dificuldades.
Na foto, estou brincando com esse quebra-cabeça tridimensional, que foi inicialmente chamado de cubo mágico e passou a cubo de Rubik em homenagem a seu inventor, o húngaro Ernő Rubic.
O quebra-cabeça apresenta 43.252.003.274.489.856.000 combinações possíveis. Mas, em 2010, foi provado que é possível solucioná-lo com apenas 20 movimentos. Isso é que é planejamento!!!"
Quem gostou do Post, pode Compartilhar no Facebook!

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Objetivos (Goals)

Invictus maneo

Permaneço invicto

( I remain undefeated )

"Nasci no ano dos XXXI Jogos Olímpicos da era moderna que, coincidentemente, se realizaram em minha cidade natal, o Rio de Janeiro
Aqui disputo a modalidade tiro com arco.
Meu papai pesquisou e me contou que o conjunto arco-flecha é cheio de simbolismos. A flecha representa poder, conquista, ruptura, destino, conhecimento, defesa... E, num sentido mais figurado, a flecha, tal como o relâmpago, também representa o raio que transpõe a ignorância levando a luz do conhecimento. Por outro lado, o arco representa energia e disciplina.
Na Mitologia, o herói grego Hércules derrotou o gigante de três cabeças Gerião usando seu arco e flecha. Cupido, por sua vez, é o deus do amor, com seu arco e flecha faz as pessoas se apaixonarem. E o lendário herói da Idade Média Robin Hood tem no arco e flecha sua marca."
Quem gostou do Post, pode Compartilhar no Facebook!

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Vontade (Will)

Volo, non valeo :

Quero, mas não posso

(English: I want, but I am not able)

"Não é que eu esteja desprezando o leite da mamãe, mas estou louco para provar a comida de adulto, principalmente carne! Infelizmente os dentes ainda vão demorar a aparecer e terei que me contentar inicialmente com frutas, legumes e, quem sabe, doces.
Claro que a citação 'quero, mas não posso' não se refere apenas a alimentação como meu papai exemplificou na foto. A cada instante desejamos algo que não está a nosso alcance por não estamos aptos economicamente, fisicamente ou psicologicamente. Temos que aprender a conviver com isso."
Quem gostou do Post, pode Compartilhar no Facebook! 

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Lema Olímpico (Olympic Motto)

Citius, Altius, Fortius :

Mais rápido, mais alto, mais forte

(English: Faster - Higher - Stronger)

"Nem meu papai sabia que havia um lema olimpico em Latim: citius, altius, fortius. 
Pesquisei e descobri que foi o padre dominicano Henri Didon quem primeiro expressou estas palavras num evento esportivo em 1881. Pierre de Coubertin estava presente e adotou essas palavras como Lema Olímpico em 1894 - expressam a aspiração do Comitê Olímpico não apenas em seu sentido atlético e técnico, mas também na perspectiva moral e educacional... 
Competir é bom, vencer, melhor ainda - vamos torcer por muitas medalhas para nosso Brasil do coração."

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Aguardando... (Waiting...)

Durmio et spero :

Durmo e aguardo

(English: I sleep and wait)

"Hoje é feriado no Rio.
Estou descansando e aguardando o início das Olimpíadas - vou participar das competições.
Amanhã farei Post comemorativo da abertura dos Jogos Olímpicos. Acompanhem!"

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Trevas! (Darkness!)

Post tenebras spero lucem :

Depois das trevas, a luz

(English: After darkness, I hope for light)

"Recém-nascido não tem medo de escuro nem de nada mais. O medo aparece mais tarde na infância - consequência de fatores diversos e adversos...
Esse provérbio é bastante claro e até um bebezinho como eu entende: depois da tempestade, a calmaria ou depois de tempos difíceis, a recuperação
Aos mais desanimados com a atual recessão, estejam certos de que a fase obscura vai passar e teremos um novo ciclo luminoso de prosperidade.
 Depois das trevas, a luz  - a expressão apareceu na versão Vulgata da Bíblia em Jó 17:12. Foi adotada por Calvino como lema da reforma protestante e também por Cervantes em sua obra-prima Don Quixote."
Quem gostou do Post, pode Compartilhar no Facebook! 

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Excessos... (Excesses...)

Non omne dulce bonum :

Nem tudo que é doce é bom

(Not every sweet thing is a good thing)

"Nem tudo que é bom para saborear é bom para a saúde. Excessos não são recomendáveis.
E isso é válido não apenas para as delicias da culinária, mas para todos os prazeres que possamos consumir, não permitindo que eles nos consumam."
Quem gostou do Post, pode Compartilhar no Facebook! 

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Desafios! (Challenges!)

Nulla rosa sine spinis :

Não há rosa sem espinhos

[There is] no rose without thorns

"Não há rosa sem espinhos - embora possam dizer que 'nasci ontem', não sou tão bobinho assim: sei que o provérbio de hoje não é apenas uma constatação botânica - há algo mais nas entrelinhas...
Uma Rosa representa promessa, recomeço, paixão e desejo. Sua beleza contrasta com seus espinhos, que representam defesa, perda, desapontamento... Quando desejamos fervorosamente algo precioso, certamente encontraremos dificuldades para obtê-la. Nada vem facilmente.
Mas a dificuldade torna a conquista mais prazerosa."
 Quem gostou do Post, pode Compartilhar no Facebook!