Primus in orbe deos fecit timor
O temor primitivo criou os deuses na Terra
(Fear first made gods in the world)
"Amiguinhos, ainda não entendo bem o que é o fogo e fiquei aterrorizado quando vi a lenha ardendo em chamas no fogão do sítio da dinda.
A citação de hoje, que foi o desafio de tradução do Post da semana passada, é atribuída a Públio Papínio Estácio e a Petrônio que viveram no tempo do Imperador Nero.
Segundo a citação, o medo induzido no homem primitivo pelas forças devastadoras da natureza e outros infortúnios, como a morte e as doenças, produziram a crença em deuses. Desta forma, o temor seria o pai de todos dos deuses.
Esse fato não inviabiliza a real existência de um deus ou deuses, que poderiam existir independentemente da crença neles.
A maioria dos que responderam ao desafio acertaram a tradução. Os que apelaram para tradução do Google puseram suas fichas no lugar errado: a tradução automática funciona razoavelmente bem para a comunicação objetiva do dia a dia; no caso de provérbios, literatura e piadas, costuma produzir resultado cômico.
O vencedor do sorteio entre os que acertaram a tradução da citação foi a tia Fátima, que está passando uma temporada na terra do Senhor Trump. Ela ganhou a estatueta do Pe Cícero em madeira:
Finalmente a Fátima retornou e pudemos entregar hoje, 11/02/2018, o prêmio pela vitória no concurso:
Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!
Parabéns, tia Fátima. Volte logo.
ResponderExcluirmuito lindo meu gatinho e esperto.
ResponderExcluirAe, tia Fátima!! Bjos, Enzo!!!
ResponderExcluirAaah os medos da vida! Seja corajoso Enzo!!!!
ResponderExcluirBjs
ResponderExcluirQue gracinha com medo do fogo...
ResponderExcluir