sexta-feira, 5 de maio de 2017

Os deuses (The gods themselves)

Primus in orbe deos fecit timor

O temor primitivo criou os deuses na Terra

(Fear first made gods in the world)


"Amiguinhos, ainda não entendo bem o que é o fogo e fiquei aterrorizado quando vi a lenha ardendo em chamas no fogão do sítio da dinda.

A citação de hoje, que foi o desafio de tradução do Post da semana passada, é atribuída a Públio Papínio Estácio e a Petrônio que viveram no tempo do Imperador Nero.

Segundo a citação, o  medo  induzido no homem primitivo pelas forças devastadoras da natureza e outros infortúnios, como a morte e as doenças, produziram a crença em deuses. Desta forma, o temor seria o pai de todos dos deuses.
Esse fato não inviabiliza a real existência de um deus ou deuses, que poderiam existir independentemente da crença neles.

A maioria dos que responderam ao desafio acertaram a tradução. Os que apelaram para tradução do Google puseram suas fichas no lugar errado: a tradução automática funciona razoavelmente bem para  a comunicação objetiva do dia a dia; no caso de provérbios, literatura e piadas, costuma produzir resultado cômico.

O vencedor do sorteio entre os que acertaram a tradução da citação foi a tia Fátima, que está passando uma temporada na terra do Senhor Trump. Ela ganhou a estatueta do Pe Cícero em madeira:

Finalmente a Fátima retornou e pudemos entregar hoje, 11/02/2018, o prêmio pela vitória no concurso:


Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

6 comentários: