sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Carnaval (Carnival)

Semel in anno licet insanire

Uma vez ao ano é permitido perder o juízo

(Once a year you get to go wild)


"Uma vez ao ano é permitido perder o juízo - conceito expresso por autores como Sêneca, Santo Agostinho e Horácio e que se tornou provérbio na Idade Média. Refere-se ao rito carnavalesco e a permissão para transgredir as regras religiosas e sociais durante o período das celebrações. 

A origem do Carnaval remonta à antiguidade. Na Grécia eram as festas ao deus Dionísio (ou Baco) que caracterizavam o carnaval pagão. A Igreja Católica adotou oficialmente o carnaval na idade média com o intuito de permitir diversão extrema antes dos sacrifícios exigidos na Quaresma (jejum e orações).

A data do Carnaval não é fixa, depende de fatores astronômicos. A quarta feira de cinzas, início da Quaresma, ocorre 40 dias antes do Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa. 
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo, isto é, a Pascoa, teria ocorrido no primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio da primavera (quando dia e noite têm a mesma duração, dia 21 de março no hemisfério norte).
O ciclo lunar é de 29,5 dias, o que permite uma variação da data da Terça-feira de Carnaval de 3 de fevereiro a 9 de março, embora a ocorrência nestes extremos seja raro.
Fantasiado de palhacinho na Creche:

Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Segundo a lei...(According to the law....)

Dura lex sed lex

A lei é dura, mas é a lei

(English: The law is hard, but law)


"Dura lex sed lex - expressão latina que tem origem no Direito Romano: por mais dura e severa que possam ser as leis, elas devem ser cumpridas e, para isso, exigem muitos sacrifícios.

O escritor Fernando Sabino ironizou a citação romana, argumentando: “Para os pobres é dura lex, sed lex. Para os ricos, é dura lex, sed latex. Para os ricos, lei é dura, mas estica”. Isto é, a lei é flexível, se molda aos interesses dos poderosos…

Meu papai ficou surpreso quando estudava na Faculdade de Direito da UERJ e descobriu que ‘ninguém está livre de cumprir a lei alegando que não a conhece’ (Lei de introdução às normas do Direito Brasileiro, artigo 3º).
O papai concordou com a lógica do fato, e reconheceu que dura lex!"
Ah, ele abandonou o curso de Direito no primeiro período preferindo dedicar-se a outros projetos...

Curiosidade: O grande Ary Barroso, nos idos dos anos 50, ao narrar um jogo de futebol transmitido pelo rádio e patrocinado pelo gel fixador de cabelo GUMEX, por falta do que falar sobre o produto, lembrou-se da frase em latim tão cara aos legisladores da Roma antiga e fez um acréscimo ao final em português criando o famosíssimo bordão com perfeita rima: Dura Lex Sed Lex, no cabelo só Gumex.

Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

O sal da vida (Salt of life)

Vitae sal amicitia

A amizade é o sal da vida

Friendship is the salt of life


" Sal  é o tempero que dá sabor aos alimentos. Não podemos passar sem ele. Hoje encontramos sal em abundância e seu preço é irrisório, mas na antiguidade era um bem raro e valioso. A palavra salário, é derivada do latim: salarium - subsídio do soldado para a compra de sal. 

O sal tem muitas conotações metafóricas em latim. Na versão latina da Bíblia, em Mateus 5,13, diz Vos estis sal terrae – vós sois o sal da terra. Referindo-se a uma das propriedades do sal que é evitar a deterioração dos alimentos. Assim, uma das qualidades dos pregadores da palavra de deus era evitar a deterioração da moral.

Paralelamente, a vida não teria nenhum sabor sem a amizade, o sal da vida.

Estou aqui com meus primeiros amiguinhos, meus companheiros de creche. Realmente eles dão sabor às muitas horas que passamos juntos aqui."



Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Aparências (Appearances)

 
Fallitur visio

As aparências enganam

(English: Appearances are deceptive)


"Aposto que pensaram que eu estou pilotando uma Ferrari! Creiam: as aparências enganam. Na verdade, estou apenas em um brinquedo de um parquinho do Shopping - e ele não está nem funcionando". 😄

E Enzo numa Ferrari não é o mesmo que Enzo Ferrari, o Comendador Italiano que fundou a Scuderia e a fábrica de automóveis Ferrari
Ah, a mãe dele se chamava Adalgisa, que era o nome de minha bisavó e da tia Dadá. Mas como diria o Tadeu Schmidt 'Sabe o que essa grande coincidência significa? Nada!'

Em tempos de Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Redes Sociais, Whatsapp, Photoshop e tudo o mais que a tecnologia nos traz, o antigo provérbio latino está cada vez mais atual: Fallitur visio - as aparências enganam..."