terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Segundo a lei...(According to the law....)

Dura lex sed lex

A lei é dura, mas é a lei

(English: The law is hard, but law)


"Dura lex sed lex - expressão latina que tem origem no Direito Romano: por mais dura e severa que possam ser as leis, elas devem ser cumpridas e, para isso, exigem muitos sacrifícios.

O escritor Fernando Sabino ironizou a citação romana, argumentando: “Para os pobres é dura lex, sed lex. Para os ricos, é dura lex, sed latex. Para os ricos, lei é dura, mas estica”. Isto é, a lei é flexível, se molda aos interesses dos poderosos…

Meu papai ficou surpreso quando estudava na Faculdade de Direito da UERJ e descobriu que ‘ninguém está livre de cumprir a lei alegando que não a conhece’ (Lei de introdução às normas do Direito Brasileiro, artigo 3º).
O papai concordou com a lógica do fato, e reconheceu que dura lex!"
Ah, ele abandonou o curso de Direito no primeiro período preferindo dedicar-se a outros projetos...

Curiosidade: O grande Ary Barroso, nos idos dos anos 50, ao narrar um jogo de futebol transmitido pelo rádio e patrocinado pelo gel fixador de cabelo GUMEX, por falta do que falar sobre o produto, lembrou-se da frase em latim tão cara aos legisladores da Roma antiga e fez um acréscimo ao final em português criando o famosíssimo bordão com perfeita rima: Dura Lex Sed Lex, no cabelo só Gumex.

Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

4 comentários:

  1. muito lindo esse garoto.. .vai ser muito esperto. ..

    ResponderExcluir
  2. Enzo, vc é muito sabido! Vai crescer e se tornar um rapazinho muito esperto! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Meu filho, tão lindo. Que Deus te de sabedoria.

    ResponderExcluir
  4. A lei que é dura , mas estica para os ricos e grandes políticos, estamos o tempo todo vivenciando. Mas em alguns casos na operação dos Juízes da Lava a Jato, podemos observar que as vezes os tempos estão mudando, mas basta uma delação que as penas ficam mais flexíveis.
    O mundo precisa amadurecer muito e se tormar mais humano.

    ResponderExcluir