domingo, 2 de fevereiro de 2020

Móvel num elemento móvel

Mobilis in mobili

Móvel num elemento móvel


 Post 223 

Mobilis in mobili, móvel num elemento móvel, é o lema do submarino Nautilus criado pelo visionário escritor Julio Verne em 1868 no romance Vinte mil léguas submarinas.

Este foi um dos primeiros livros que o papai leu e que o emocionou bastante. A genialidade, a bravura e a determinação do Capitão Nemo e de sua tripulação lutando contra os perigos das profundezas submarinas e injustiças da sociedade humana foram inspiradoras e inesquecíveis.

Um exemplar de 20.000 léguas submarinas semelhante ao que o papai leu na infância


Detalhes do interior do livro

Os Estúdios Disney fizeram uma vigorosa adaptação de Vinte mil léguas submarinas para o cinema, filme estrelado por James Mason como Capitão Nemo e Kirk Douglas como Ned Land. Coincidentemente esse foi um dos primeiros filmes que o papai assistiu na adolescência no cinema de bairro lá em Realengo.


Kirk Douglas e James Mason no filme da Disney
Coincidentemente, o ator que eu citei no post, Kirk Douglas, morreu esta semana aos 103 anos - que descanse em paz.
O lema do Náutilus Mobilis in Mobili também se aplica as tecnologias de telecomunicações móveis. O navio fantástico de Júlio Verne navegou pelos sete mares, no mundo atual a tecnologia móvel navega num mar de constante mudança, enquanto continua a se mover para frente. 

Estamos vivendo em um mundo cada vez mais móvel, onde smartfones, fones sem fio, relógios inteligentes e outros dispositivos móveis, que já foram objetos de ficção científica, atualmente são quase onipresentes e são apenas o começo do que está por vir. Um mundo móvel e em constante mutação - mobilis in mobili.


Mobilis in mobili é o nome de um Restaurante especializado em frutos do Mar em Paris.

Mobilis in mobili também é um lema bastante utilizado em tatuagens:

Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

2 comentários: