Barba non facit philosophum:
A barba não faz o filósofo.
(Beard does not make a philosopher)
"Devem estar intrigados como um recém-nascido pode conversar sobre assuntos tão complexos. Eis o motivo: Sócrates estava certo.
O ateniense afirmava que toda a sabedoria e conhecimento estão ocultos, esquecidos, em nosso interior. Aprender, portanto, seria apenas relembrar o que já sabemos.
E eu completo. Ao nascermos, dispomos de acesso todo esse conhecimento, porém vamos esquecendo rapidamente e, ao longo da vida, teremos que aprender tudo novamente.
Sei que vocês não acreditam em minhas palavras, assim como eu também não acreditarei quando as ler daqui a alguns anos, pois também terei esquecido de que já partilhei de toda a sabedoria e conhecimento. Pensarei, como vocês, que se tratava apenas de uma brincadeira de meu papai...”
Sócrates desenvolveu o método dialético de ensino conhecido como maiêutica inspirado no ato da parteira – profissão de sua mãe –, que ajuda a trazer uma vida á luz. Assim ele via também o conhecimento (e a sabedoria) como algo que é parido.
Não temos mais Sócrates para nos ajudar a dar a luz ao conhecimento, mas felizmente inventaram a internet e o Google... #enzodoidopragooglar