terça-feira, 27 de novembro de 2018

História (History)

Littera custos historiae

Escrita, guardião da história

(Writing is the guardian of history)


 Post 208 
Qual o objetivo do Blog do Enzo? O texto de apresentação do Blog informa parcialmente:

Citações em Latim ilustradas por Enzo Barroso, parodiando a famosa frase atribuída ao Imperador Romano Júlio CésarAté tu, Brutus, meu filho! dita a seu sobrinho e filho adotivo ao perceber que ele era um dos que o apunhalavam. Até tu, Enzo, meu filho! faz referência ao fato de Enzo também utilizar o latim para se comunicar

Os posts retratam o dia a dia de Enzo envolvido com os amiguinhos de creche e com os passeios da família. São um registro histórico, redigido com palavras e imagens, daí a citação de hoje:
Littera custos historiae
A Escrita é o guardião da história
O Blog já retrata em 208 posts quase três anos da vida de Enzo. Foram muitas visitas ao sítio da tia Teresinha, festas de aniversário, passeios a praia... Inicialmente eram cinco posts semanais, não sei como o papai conseguia produzir tanto... Depois a frequência caiu para três posts semanais, depois para dois e atualmente estamos com um post por semana.

Ao longo destes 29 meses de atividade os acessos ao Blog alcançaram mais de 2.500 acessos mensais, foram decrescendo ao longo do tempo e atualmente encontram-se em um nível bem baixo. É difícil manter a atenção e o interesse. Então o papai decidiu tornar a frequência dos posts quinzenal:  acontecerão nas segundas e nas quartas terças-feiras do mês, sendo que eventualmente podem ocorrer posts extras.
O papai decidiu  também que não emitirá mais os avisos teasing nos dias de post - os leitores assíduos já sabem onde encontrar o Blog do Enzo
É isso aí, tudo na vida são fases, apenas a mudança que é uma constante...
Até breve! 
(Próximo post 11/12/2018)

Clique aqui para acessar o Canal do Enzo no YouTube

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Casa pequena... (Small house...)

Parva domus, parva cura

Casa pequena, pouco trabalho

(Small house, small worry)


 Post 207 
"Parva domus, parva cura, significa: casa pequena necessita de pouco cuidado. O provérbio não se refere a falta dedicação, mas que sendo o espaço físico menor, gasta-se menos tempo para manter a casinha arrumada e limpa.

Na foto acima, estou varrendo minha casinha, a barraca  Castelo Medieval  que minha mamãe comprou para eu brincar. A casa é pequena, fácil de cuidar!
Depois do trabalho duro, um danoninho para repor minhas forças:
Adoro um Danoninho. Se pudesse, comeria todos que encontrasse na geladeira.
Terminado o lanchinho, uma soneca reparadora - o descanso do guerreiro - em minha casinha:
Levei meus amigos os palhacinhos Patati e  Patatá para brincarem na barraca.
Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Bravura (Bravery)

Fortitudo dimicare iubet

A bravura obriga a lutar

(Bravery commands one to fight)

 Post 206 
A citação de hoje está em Filípicas 13.6, uma carta do político e escritor Cícero dirigida aos romanos em um período conturbado da Republica. Ele argumentava que a bravura leva os indivíduos ao confronto, mas que devemos sempre consultar a sabedoria antes de tomar decisões:
Quid sapientia? Cautioribus utitur consiliis,
in posterum providet, est omni ratione tectior.
O que diz a sabedoria? Nos aconselha cautela, prevê consequências e é totalmente conciliadora

Cícero continua sua argumentação afirmando que se os conselhos da sabedoria levarem a servidão e a derrota, eles devem ser ignorados e, pelo contrário, devemos nos deixar ser conduzidos pela fúria e lutar por nossa liberdade e por nossos ideais e conquistas.
Apreciando a história, observamos que povos fortes sempre empreenderam movimentos expansionistas invadindo e conquistando outros povos e, aparentemente, sempre será assim.
Os indivíduos fortes também buscam sempre ampliar seus domínios e conquistar mais espaço para si. Faz parte da natureza humana.
Tentei, mas não consegui ficar sério para a foto...
Minha creche oferece uma aula semanal de Jiu-Jitsu. A mamãe adorou e arrumou logo um quimono para que eu pudesse participar. Ouvi dizer que a prática de artes marciais traz inúmeros benefícios: disciplina, concentração, respeito aos outros, autoconfiança, autoestima, saúde física e sociabilidade. Mas no momento estou apreciando mesmo é a farra!

Minha professora de Jiu-jitsu na Creche corrigindo minha postura.

Treinando com meu coleguinha de creche
Acho que esse gatinho tá querendo me assustar. Coitado...

Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Negócios a parte... (Clear agreements...)

Pacta clara, boni amici


Negócios claros, bons amigos

Clear agreements, good friends

 Post 205 
O provérbio de hoje nos alerta sobre os riscos de se fazer negócios com parentes ou amigos, pois como diz um outro provérbio bem conhecido: amigos, amigos, negócios a parte.
Ocasionalmente ficamos tentados a negociar com um amigo para ajudá-lo ou seduzidos pela possibilidade de uma vantagem mútua, mas o melhor mesmo é resistir e negociar com estranhos, salvaguardando a amizade. Em um negócio mal feito, a parte prejudicada fica ofendida, criando um mal-estar que pode levar ao fim até de uma grande amizade.

Na foto acima estou simulando a compra de um brinquedo do Caio, meu amigo de creche. Ele e o Lucca, também lá da creche, estiveram em minha casa no último sábado. Nos divertimos muito assistindo vídeos com músicas infantis e brigando pelos brinquedos e livros - até o pinico foi motivo de disputa acirrada!
Ler também é divertido!
Atentos assistindo a TV...

Lucca no trono. Meu reino por um pinico!!!

Nossas mamães! 
Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!