terça-feira, 13 de novembro de 2018

Bravura (Bravery)

Fortitudo dimicare iubet

A bravura obriga a lutar

(Bravery commands one to fight)

 Post 206 
A citação de hoje está em Filípicas 13.6, uma carta do político e escritor Cícero dirigida aos romanos em um período conturbado da Republica. Ele argumentava que a bravura leva os indivíduos ao confronto, mas que devemos sempre consultar a sabedoria antes de tomar decisões:
Quid sapientia? Cautioribus utitur consiliis,
in posterum providet, est omni ratione tectior.
O que diz a sabedoria? Nos aconselha cautela, prevê consequências e é totalmente conciliadora

Cícero continua sua argumentação afirmando que se os conselhos da sabedoria levarem a servidão e a derrota, eles devem ser ignorados e, pelo contrário, devemos nos deixar ser conduzidos pela fúria e lutar por nossa liberdade e por nossos ideais e conquistas.
Apreciando a história, observamos que povos fortes sempre empreenderam movimentos expansionistas invadindo e conquistando outros povos e, aparentemente, sempre será assim.
Os indivíduos fortes também buscam sempre ampliar seus domínios e conquistar mais espaço para si. Faz parte da natureza humana.
Tentei, mas não consegui ficar sério para a foto...
Minha creche oferece uma aula semanal de Jiu-Jitsu. A mamãe adorou e arrumou logo um quimono para que eu pudesse participar. Ouvi dizer que a prática de artes marciais traz inúmeros benefícios: disciplina, concentração, respeito aos outros, autoconfiança, autoestima, saúde física e sociabilidade. Mas no momento estou apreciando mesmo é a farra!

Minha professora de Jiu-jitsu na Creche corrigindo minha postura.

Treinando com meu coleguinha de creche
Acho que esse gatinho tá querendo me assustar. Coitado...

Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

Um comentário: