terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Escolhendo um amigo (Choosing a friend)

Amicum proba, probatum ama

Prova o amigo; aprovado, ama-o

(Test your friend; after he has been tested, love him)


 Post 211 
post de hoje retorna ao tema recorrente aqui no Blog:  a amizade.
A citação faz uso muito elegante do verbo e do particípio combinados: ponha seu amigo à prova (proba); depois que ele foi testado (probatum), ama-o. Em outras palavras, não devemos confiar cegamente nas pessoas, muito pelo contrário, nossas amizades devem ser bem selecionadas.

Na foto acima, eu e meus grandes amigos lá da creche: o Lucca e o Caio. A amizade é muito importante para a socialização da criança e para o desenvolvimento de sua individualidade.
Eu e o Caio em frente à Árvore de Natal do Barra Shopping
A citação de hoje fez meu papai relembrar um fato ocorrido quando criança. Ele e seus nove irmãos haviam se mudado para o bairro de Realengo. Um vizinho, ex-combatente da Segunda Guerra e na época inspetor da polícia civil, nos contou posteriormente que rondou nossa residência várias vezes para verificar nossa índole e se certificar se eramos apropriados para ser amigos do único filho dele. Aprovados, permitiu que o garoto frequentasse nossa casa e passeasse com nossa família. A amizade durou muitos anos, mas com o passar do tempo afastaram-se e seguiram rumos diversos - hoje restam apenas lembranças distantes.


Um exemplo de tatuagem com a citação Amicum proba, probatum ama:


(Próximo post 22/01/2019)

Clique aqui para acessar o Canal do Enzo no YouTube

3 comentários:

  1. A amizade é muito importante, procuro sempre ligar para os amigos e principalmente para os que tenho pouca oportunidade de ver.

    ResponderExcluir
  2. A amizade é muito importante... tenho certeza que gosta muito de mim...

    ResponderExcluir
  3. Isso aí Enzo! Curtir a vida com a presença de amigos é muito melhor!!

    ResponderExcluir