terça-feira, 5 de março de 2019

Carnaval (Carnival)

Ede, bibe, lude!

Coma, beba, divirta-se

(Eat, drink, play)


 Post 215 
A forma completa desta citação é: 
Ede, bibe, lude; post mortem nulla voluptas
Coma, beba, brinque: depois da morte não há prazer

O texto sugere que é melhor viver intensamente o momento presente porque eventualmente morreremos e tudo estará acabado. Esta filosofia de vida tem sua expressão máxima durante o Carnaval onde os indivíduos procuram se divertir a qualquer custo, sem medir esforços ou consequências.

Na foto acima estou fantasiado de Gênio, bebendo Coca-Cola e comendo Cheetos no baile de Carnaval lá no sítio da Dinda. Cometi alguns excessos, mas me diverti bastante.
Enzo fantasiado de Chaves

Família reunida
A origem do Carnaval remonta aos primórdios da civilização. Eram os festejos realizados nos dias que antecediam o equinócio da primavera (hemisfério Norte), período de comemoração do ano novo nas regiões pagãs
O Carnaval, forma como acontece no Brasil, remonta ao século VIII com a tentativa da Igreja Católica de controlar essa comemoração inserindo-a no contexto cristão. Tais festas passaram a ser realizadas nos dias anteriores ao período da quaresma, que são as seis semanas imediatamente anteriores à Páscoa. A Igreja pretendia, dessa forma, manter uma data para as pessoas cometerem seus excessos, antes do período da severidade religiosa - jejum e penitência.
 A Luta entre o Carnaval e a Quaresma (1559) - Pieter Bruegel, o Velho
Claro que não podemos levar a citação ao extremo. Por outro lado também não podemos abandonar os prazeres da vida, optando por uma existência contemplativa e de sacrifícios.
Então, o segredo é saber dosar!

Curiosidades sobre a data do Carnaval


  • A data mais tardia possível é 9 de março e ocorrerá em 2038
  • É raro ocorrer em 29 de fevereiro mas acontecerá em 2028
  • A ocorrência mais cedo foi a 4 de fevereiro de 1913


Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

3 comentários: